100% das empresas consultadas em pesquisa preferem contratar alunos de aprendizagem e cursos técnicos do SENAI

0
21

No último dia 21/8, o SENAI Nacional publicou o resultado da Pesquisa de Acompanhamento de Egressos do SENAI – Triênio 2018-2020, que apontou fatos animadores: 100% das empresas respondentes declaram que preferem contratar profissionais que estudaram em cursos de aprendizagem e cursos técnicos do SENAI Ceará; 99% dos egressos consultados declararam que indicariam os cursos do SENAI; e 78,6% dos egressos pretendem fazer ou já estão fazendo outro curso no SENAI.

A pesquisa faz parte da cultura de aprimoramento da gestão do SENAI, com o objetivo de colher dados que possibilitam um direcionamento cada vez mais assertivo nas decisões para a oferta de uma Educação Profissional de excelência.

Outra informação importante apontada pela pesquisa é que o SENAI Ceará está acima da média do Brasil em todas as modalidades pesquisadas. No quesito taxa de ocupação de egressos no mercado de trabalho do setor industrial, que demonstra o percentual de ex-alunos que estão trabalhando na indústria, foram apresentados os seguintes números: nos cursos de aprendizagem industrial, enquanto a porcentagem brasileira é de 59,1%, a do Ceará é de 62%; nos cursos de qualificação profissional, o Brasil apresenta 66,6% e o Ceará 76,9% de empregabilidade; e, por fim, nos cursos técnicos o Brasil apresenta 73,8% e o Ceará 80,5%.

O indicador Nível de Desemprego dos Egressos corresponde ao percentual dos egressos que afirmaram não estar trabalhando, apesar de terem procurado emprego. Neste indicador a pesquisa levantou que apenas 14,4% dos egressos dos cursos de Qualificação e 13,1% dos egressos dos cursos técnicos estão desempregados. A média brasil é maior respectivamente apresenta o percentual de 23,9% e 17,5%.

Na base de dados foram inseridas 106.395 pesquisas realizadas com os concluintes, sendo 47.350 de cursos de Aprendizagem Industrial, 20.847 de cursos Técnicos de Nível Médio, 37.649 de cursos de Qualificação Profissional e 549 de cursos de Graduação.

A pesquisa é feita em três fases: entrevistas com concluintes, ou seja, alunos que estão encerrando o curso do SENAI; entrevistas com egressos, ou seja, um ano após ter concluído o curso; e entrevistas com empresas contratantes do egresso SENAI, na área ou em área relacionada ao curso realizado.

DEIXE UMA RESPOSTA