17 de outubro,Dia Nacional da Vacinação

0
517

Quarta-feira, 17 de outubro, é o Dia Nacional da Vacinação, data criada pelo Ministério da Saúde com a finalidade de ressaltar a importância da vacina no controle de doenças e na prevenção de epidemias. Para marcar a data, a Secretaria da Saúde do Ceará transmite, a partir das 14 horas, a webpalestra “Dia Nacional da Vacinação: atualizações e recomendações”, ministrada pela coordenadora estadual de Imunizações, Ana Vilma Leite Braga. Ela abordará o que preconiza o Programa Nacional de Imunização (PNI) e enfatizará sobre a importância de manter atualizada a caderneta de vacinas da população. “Através da imunização torna-se possível controlar, eliminar e erradicar as doenças imunopreveníveis, representando um expressivo avanço para a saúde pública, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida da população”, diz Ana Vilma.

Atualmente, o PNI disponibiliza 45 tipos de imunobiológicos e mantém 19 vacinas na rotina de vacinação. “As vacinas disponibilizadas pelo PNI, através do Ministério da Saúde, são seguras e protegem contra doenças que podem resultar em graves complicações à saúde”, reflete a coordenadora.“Além de proteger individualmente, a vacinação contribui para a proteção de toda a comunidade, a chamada proteção coletiva, contribuindo para a proteção das pessoas, mesmo aquelas que não tomaram a vacina, evitando a propagação das doenças”, acrescenta.

As vacinas, diz Ana Vilma, não são necessárias apenas na infância, uma vez que adolescentes, adultos, idosos e gestantes também fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação e possuem calendários específicos, de acordo com o PNI. Os profissionais de saúde, os viajantes e outros grupos também têm indicações para receber determinadas vacinas.

As vacinas estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis. Quando adotada como estratégia de saúde pública, elas são consideradas um dos melhores investimentos em saúde considerando o custo-benefício. O Programa Nacional de Imunizações do Brasil é um dos maiores do mundo. Há vacinas destinadas a todas as faixas-etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação.

A palestra será transmitida para todo o Estado através do Núcleo de Telessaúde da Secretaria da Saúde do Ceará. Para participar da web palestra, clique aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA