Cascavel solicita credenciamento de clínica médica ao Programa de Fortalecimento dos Hospitais Polo

0
486
Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças – Foto: Kyko Barros

A prefeitura de Cascavel encaminhou oficio à Secretaria estadual de Saúde, solicitando o credenciamento da Clínica Médica do Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças, no Programa de Fortalecimentos dos Hospitais Polo. Datado de 14 de junho, o documento informa que o hospital assiste os municípios de Horizonte, Ocara, Chorozinho, Pacajus, Pindoretama e Beberibe, abrangendo uma população estimada de aproximadamente 327.877 habitantes.

Assinado pelo prefeito Tiago Ribeiro, o oficio trata da “impossibilidade” do hospital  custear os serviços de clínica médica apenas com os recursos das internações, por meio da contratualização. Segundo o documento, o Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças caracteriza-se como hospital polo de referencia materno-infantil, para os municípios da 22ª região de Saúde.

Com uma população estimada em 85.824 habitantes, em 2018, segundo o IBGE, o Nossa Senhora das Graças é o único hospital e maternidade acessível à população de Cascavel, além de atender os seis municípios da 22ª Região de Saúde do estado.

O hospital que tem como missão “acolher e promover o bem-estar das pessoas, com resolutividade em saúde e responsabilidade social, apoiada na espiritualidade vicentina e sob a luz da audácia da caridade”, está sempre passando momentos de instabilidade, já tendo sido até ameaçado de fechamento.

DEIXE UMA RESPOSTA