Cerca de 2.300 alunos participaram da programação da Bienal Internacional do Livro, em Fortaleza

0
327
Os estudantes participam ativamente das ações e projetos de incentivo à leitura desenvolvidos nas escolas municipais – Foto: Divulgação/PMC

Alunos da Rede Municipal continuam imersos no universo da literatura na Bienal Internacional do Livro do Ceará 2019, que segue até dia 25 de agosto, no Centro de Eventos, em Fortaleza. Cerca de 2.300 estudantes já visitaram o evento, até a manhã desta segunda-feira (19/08), participando ativamente das ações e projetos de incentivo a leitura desenvolvidos nas escolas municipais.

Na manhã desta segunda-feira, o Salão da Secretaria Municipal da Educação (SME) iniciou com apresentação do projeto “Brincar de pipa é legal, mas diga nao ao cerol”, da EM João Frederico Ferreira Gomes (Distrito 5). A atividade, idealizada pela professora Luci Araújo, propõe a conscientização acerca dos perigos do cerol nas brincadeiras infantis. Para a estudante do 5º ano, Simara do Nascimento, levar à Bienal o projeto enriqueceu ainda mais o objetivo da ação. “Estou muito feliz de mostrar o que aprendemos. Alunos de outras escolas vão ver nossa dedicação e a importância do tema”, disse.

A programação seguiu com a apresentação musical “O Gato”, feita por alunos do Centro de Educação Infantil São Carlos (Distrito 3). O espetáculo, de autoria de Vinícius de Morais, encantou o público pela caracterização e desenvoltura das crianças.

Além do salão, a SME também conta com estande que apresenta a Rede Municipal de Ensino no contexto da leitura. No espaço interativo, os alunos e visitantes podem ler livros, conhecer publicações e entender ainda mais o cotidiano escolar. “Sempre acompanho minha filha e aproveitei para também conhecer a Bienal. Essa é uma oportunidade dela se interessar ainda mais pelos estudos. Estamos impressionadas com tudo que a Secretaria oferece”, pontuou Juliana Monte, mãe da aluna Caroline Morais, da EM João Frederico Ferreira Gomes.

“Eu e meus amigos estamos pela primeira vez aqui. Até estávamos conversando que é tudo muito maior do que imaginamos e por isso é legal sair da escola, ver além do que estudamos na sala”, falou acerca da experiência Brena dos Santos, estudante da EM Angélica Gurgel (Distrito 6).

Durante os 10 dias da Bienal, a Prefeitura de Fortaleza levará, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), cerca de 10 mil alunos da Rede para o evento literário e os espaços idealizados pela SME. A programação segue com o estande e o Salão da SME sempre pela manhã, tarde e noite, com contação de histórias, rodas de conversa, recitais de poesias, apresentações teatrais, musicais e de dança, entre outras atrações.

DEIXE UMA RESPOSTA