Faixa litorânea, Ibiapaba e Maciço de Baturité seguem como áreas mais favoráveis às chuvas, nesta quarta-feira (24/4)

0
175
Áreas mais próximas do litoral seguem com padrão observado nos últimos dias – Foto: Felipe Lima

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica, na previsão do tempo para esta quarta-feira (24/4), nebulosidade variável com com eventos de chuva na faixa litorânea, Ibiapaba e também no Maciço de Baturité. Nas demais macrorregiões, as condições de tempo apontam para chuvas isoladas.

Em análise realizada na tarde de ontem, os meteorologistas da Funceme apontaram que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre e principal sistema indutor de precipitações neste período do ano, segue próximo ao norte da região Nordeste. Tal situação vem favorecendo às chuvas em todo o estado, porém, beneficiando mais a porção norte.

No atual cenário indicado para hoje, a cobertura de nuvens segue sendo variada, ou seja, não constante. Além disto, naquelas áreas sob previsão de eventos de chuva, as precipitações se darão em mais de 50% do território sem, obrigatoriamente, atingir todos os municípios. Já nas macrorregiões com chuvas isoladas, as chuvas deverão cair em de 20% a 50%.

Para esta quinta-feira (25), a previsão, neste momento, é de nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte e, no sul, possibilidade.

Na manhã desta quarta, a Funceme realizará uma nova análise das condições atmosféricas para indicar, se necessário, mudanças na previsão divulgada na manhã de hoje.

BALANÇO

No balanço parcial referente às chuvas do intervalo entre as 7h desta segunda e as 7h de hoje, há registros, até este momento, em, pelo menos, 44 municípios. Os maiores acumulados foram em Itapipoca (50,4 mm), Cariús (40 mm) e Tauá (36 mm). Os dados são preliminares e atualizados ao longo do dia.

 

DEIXE UMA RESPOSTA