Fortaleza terá a primeira Clínica Veterinária pública que será inaugurada em setembro

0
266

O prefeito Roberto Cláudio visitou, na manhã desta quinta-feira (30/07), as obras da construção da primeira clínica veterinária pública de Fortaleza. O equipamento, localizado na Avenida dos Paroaras, no bairro Passaré (Regional VI), já está com 60% dos serviços executados e será entregue em setembro deste ano. O investimento é de R$ 1,6 milhão.

As intervenções iniciaram em agosto de 2019, transformando o antigo prédio que abrigava a Farmácia Viva na nova clínica. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), e com obras executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), garante diversas intervenções estruturais, como a recuperação de alvenarias, implantação de revestimentos cerâmicos, piso podotátil, recuperação de toda a estrutura metálica e novas instalações elétricas e hidráulicas.

O local contará com consultório, ambulatório, enfermaria, farmácia, salas de preparo, assepsia, esterilização, centro cirúrgico, sala de recuperação e de espera. O novo equipamento também terá recepção, banheiros, área administrativa com arquivo, copa e depósito para material de limpeza.

maquete eletrônica da obraMaquete eletrônica da obra

“Aqui teremos atendimento clínico e cirúrgico. Isso é produto da luta de muita gente. Criamos uma coordenadoria, abrimos o Vetmóvel, conseguimos institucionalizar uma política pública de proteção animal dentro da Prefeitura de Fortaleza e teremos o segundo Vetmóvel até o próximo dia 15”, declarou Roberto Cláudio.

Presente na visita, o deputado federal Célio Studart registrou que a iniciativa era pioneira no Brasil e que Fortaleza mostrava, por meio da gestão do prefeito Roberto Cláudio, real preocupação com a causa animal. “Começamos a ver, em concreto, a existência de ações e estruturas e sem dúvida alguma a nossa contribuição com a gestão possibilita pensar no futuro. É uma alegria para nós, que estamos há anos batalhando pelos que não tem voz e que precisam ter a vida valorizada, que são os animais, e que tanto precisam dessa estrutura”, disse.

Para a secretária da Infraestrutura, Manuela Nogueira, o serviço vem complementar o que já é ofertado pelo Vetmóvel. “Tem uma grande importância para complementar essa rede que já existe, e vai ficar aqui nessa área em coexistência com o Zoológico e o Horto Municipal, então faremos desse trecho um complexo para essa parte da veterinária e do cuidado com o meio ambiente”, destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA