Museu da Indústria reabre com visitas presenciais e online

0
21

O Museu da Indústria, equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), reabriu na terça-feira (1/9), para visitas presenciais e online. O equipamento funcionará com 35% da capacidade, seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Decreto Estadual 33.730, de 29/08/2020. Entre terça e sexta, o horário de funcionamento será de 9h às 16h; aos sábados, de 9h às 13h. O uso de máscara é obrigatório. Os grupos agendados deverão ter até 15 pessoas.

Com o objetivo de levar novos conhecimentos e cultura ao público, o Museu também passa a oferecer, a partir de setembro, visitas online. A novidade busca reforçar o diálogo com estudantes, que vão poder visitar o museu de forma interativa e segura.

Para fazer a visita online, é possível escolher entre três temas oferecidos: uma opção é se aprofundar mais a respeito da história do prédio onde funciona o Museu da Indústria, que remonta da Fortaleza do século 19. Outra possibilidade, é conhecer melhor a exposição “Carnaúba – Árvore da Vida” e descobrir os encantos da caatinga, além de aprender mais sobre o papel da carnaúba no meio ambiente.

O último tema é mais abrangente e vai levar o público a aprender mais sobre a importância da arte, fazendo uma relação com as releituras dos quadros da exposição “Novos olhares para Mona Lisa”,  uma amostra da coleção particular de releituras da colecionadora e médica Veridiana Brasileiro. A coleção é formada, em sua maioria, por obras produzidas por artistas cearenses, mas também de artistas nacionais e internacionais, em variadas técnicas como pintura, desenho, gravuras, bordados, fotografias e esculturas.

Após a escolha do tema, é necessário realizar o agendamento via ligação. As visitas online vão ter uma média de 40 minutos de duração, no formato de aula remota ao vivo. “Temos a expectativa de continuar atendendo os alunos de forma online, tentando auxiliar os professores e os próprios alunos no desenvolvimento dos seus conteúdos. E também é uma maneira de continuar mantendo contato com o nosso público-alvo, que são os estudantes”, destaca Patrícia Xavier, coordenadora do Núcleo Educativo do Museu da Indústria.

Sobre o Museu da Indústria
Inaugurado em 2015, o Museu da Indústria tem ganhado cada vez mais espaço nas programações culturais e educativas da cidade. A proposta do espaço é valorizar e preservar as memórias de cinco séculos de desenvolvimento da história industrial cearense, em um ambiente igualmente aberto aos novos tempos de inovação, tecnologia e conhecimento.

Serviço:
Funcionamento do Museu:
Terça a sexta: 9h às 16h
Sábados: de 9h às 13h
Grupos com até 15 pessoas.

Ação educativa online:
Visitas mediadas pelos educadores, com duração de 40 minutos.
Agendamentos pelo telefone: (85) 4009-6300.

 

DEIXE UMA RESPOSTA