Para líderes no Congresso, Eduardo Leite (RS) é o melhor governador; Camilo Santana está na 6ª colocação

0
28

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), é o mais bem avaliado pelos líderes no Congresso. Esta é a primeira vez que o tucano lidera o ranking feito pelo Painel do Poder, ferramenta de pesquisa do portal Congresso em Foco. Atrás dele vêm Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, Rui Costa (PT), da Bahia, João Dória (PSDB), de São Paulo, e Ronaldo Caiado (DEM), de Goiás.

Aos 35 anos de idade, o gaúcho, que é o mais jovem governador do país, abriu quatro pontos percentuais sobre Dino, que se revezava com Rui Costa, na primeira colocação em edições anteriores da pesquisa. Eduardo Leite era o quarto mais bem avaliado pelos líderes na pesquisa feita em julho, que tinha a liderança do maranhense. Se tentar renovar o mandato em 2022, Eduardo Leite terá o desafio de superar uma escrita: nunca um governador foi reeleito no Rio Grande do Sul.
Veja o ranking

Pela primeira vez, o Painel não fez uma pré-seleção dos nomes que deveriam ser avaliados, as respostas foram espontâneas. Sete governadores não foram lembrados pelos entrevistados: Gladson Cameli (PSDB-AC); Waldez Góes (PDT-AP); Wilson Lima (PSC-AM); João Azevedo (PSB-PB); Wilson Witzel (PSC-RJ); Carlos Moisés (PSL-SC); e Belivaldo Chagas (PSD-SE).

A nova onda do Painel do Poder foi feita entre os dias 14 e 20 de setembro. O Painel ouve a cada três meses as principais lideranças do Parlamento, como presidentes de comissões ou frentes parlamentares, líderes de bancada e formadores de opinião na Câmara e no Senado. Foram entrevistados nesta edição 70 deputados e senadores, considerando-se a proporcionalidade de partidos, posicionamento em relação ao governo e distribuição geográfica dos políticos entrevistados.

A pesquisa também ouviu o Congresso sobre a expectativa de aprovação de reformas econômicas. A expectativa dos principais líderes do Congresso sobre os rumos da economia e de outros temas legislativos é um dos destaques da mais recente edição do Farol Político, publicação semanal de análise política do Congresso em Foco, baseada em investigações científicas e apuração jornalística.

>Otimistas com retomada econômica, líderes duvidam de reformas em 2020, mostra pesquisa exclusiva

Painel do Poder

Produzido com metodologia científica, o Painel do Poder tem grande potencial estratégico para quem deseja desenhar cenários políticos e econômicos de curto, médio e longo prazo. As entrevistas foram feitas pelo Congresso em Foco em parceria com a empresa Demodata.

A pesquisa antecipou em março de 2019, com grande antecedência, o que terminou ocorrendo com a reforma da Previdência: grandes chances de aprovação, ressalvados os pontos que afinal foram retirados do texto enviado pelo Palácio do Planalto. Também indicou que não havia clima para a aprovação de Eduardo Bolsonaro para o posto de embaixador do Brasil nos Estados Unidos (ele desistiu da disputa por falta de apoio) e a exclusão de pontos do chamado pacote anticrime.

Você também pode contratar para a sua organização uma pesquisa exclusiva ou uma apresentação dos principais achados do Painel do Poder, num encontro com os profissionais que fizeram do Congresso em Foco o mais influente veículo jornalístico nacional especializado em política.

Não perca tempo! Para ter acesso ao relatório na íntegra, faça contato pelo email comercial@congressoemfoco.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA