Participantes do trade turístico do Ceará são homenageados com o Prêmio César Cals

0
147
Foto: Divulgação

Em solenidade bastante concorrida realizada na noite desta quarta-feira (18/12/19), a Assembleia Legislativa homenageou personalidades comprometidas com o desenvolvimento turístico do Ceará com o Prêmio César Cals.

O deputado Sérgio Aguiar (PDT), autor do requerimento, destacou a forte influência do turismo na economia cearense, apontando que, segundo dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), em 15 anos o setor de turismo será responsável por 25% de toda a riqueza produzida no Estado, sobretudo por conta do hub aéreo.

O parlamentar salientou, ainda, algumas das conquistas do Ceará durante o Governo César Cals (1971/75), como a criação do Centro de Turismo do Ceará (Emcetur) e a abertura das avenidas Leste-Oeste, José Bastos e Aguanambi, além do Bondinho de Ubajara, da Estrada da Confiança e do Estádio Castelão.

Sérgio Aguiar encerrou o pronunciamento parabenizando aos autores envolvidos no desenvolvimento turístico do Ceará: “Portanto, parabéns pela escolha do nome que engrandece o Prêmio; parabéns aos organizadores da solenidade; parabéns aos homenageados; parabéns à família Cals e, principalmente, parabéns ao povo do Ceará, que reconhece em César Cals de Oliveira Filho um exemplo de responsabilidade e de compromisso com o Ceará, tendo deixado sua marca na luta por um Estado mais desenvolvido e socialmente mais justo”, enfatizou.

A jornalista Silvana Frota, idealizadora do Troféu César Cals de Turismo, ressaltou que César Cals foi o primeiro governador a enxergar a importância do turismo. Para Silvana, a mais importante obra do ex-governador foi a criação do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, que uniu a capital com o interior e, segundo ela, demonstrou a visão de integração do ex-governador para o turismo. “O prêmio tem essa finalidade: reverenciar a memória do ex-governador, celebrar o crescimento do turismo no Estado do Ceará e homenagear as instituições, municípios e personalidades que se dedicam à causa do turismo”, assinalou.

O secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, apontou que Fortaleza foi a cidade mais procurada para turismo nas férias de julho e também está sendo a cidade mais procurada para o réveillon. “Para nós, isso é uma satisfação imensa”, afirmou. Já o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, acentuou que César Cals foi o grande precursor do turismo no Ceará, responsável por transformar o estado em destino turístico. “Foi ele quem mostrou que o turismo era uma tendência para o Ceará”, pontuou.

Segundo o ex-prefeito de Fortaleza, César Cals Neto, César Cals costumava dizer que o turismo era uma cadeia produtiva onde deveria haver atividade o ano todo. “Se você tinha alta estação, quando é natural o aumento do fluxo do turismo, na baixa estação você tinha que criar alguma âncora. Então, naquela época, ele criou o Centro de Convenções, exatamente como uma forma de atrair eventos, um fluxo turístico na baixa estação”, explicou.

Prestigiaram a solenidade o secretário-executivo de Habitação da Secretaria das Cidades e filho de César Cals, Marcos Cals; a prefeita de Camocim/CE, Mônica Aguiar; o ex-senador do Estado do Ceará, Mauro Benevides, e o presidente da Academia Cearense de Turismo, Pedro Carlos da Fonseca.

DEIXE UMA RESPOSTA