Primeira Infância: Ceará tem 30 municípios certificados com destaque no SUAS/Criança Feliz. Nenhum do Litoral Leste

0
83
Fotos: Drawlio Joca

Os 30 municípios que alcançaram 90% das metas previstas no programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz e com maior percentual de famílias beneficiadas no Cartão Mais Infância receberam certificados de reconhecimento pelo cumprimento das metas do programa. As metas se referiam ao total de visitas domiciliares realizadas, execução financeira e monitoramento das equipes. Os certificados foram entregues, na tarde desta terça-feira (18/2), no encerramento do Seminário de Avaliação e Planejamento do programa, pela titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (), Socorro França, e pela coordenadora do programa no Ceará, Silvana Simões. Nenhum dois oitos municípios da região do Litoral Leste está na lista.

“Esses resultados são frutos do trabalho de todos vocês, do atendimento cuidadoso, do zelo com as famílias e da boa gestão do programa Mais Infância no Suas/Criança Feliz, nos municípios”, destacou a secretária Socorro França, ao parabenizar cada um dos municípios pelos resultados alcançados. No Ceará, o programa já realizou mais de 2,5 milhões de visitas domiciliares a 70.982 famílias, com acompanhamento, orientações de saúde e sobre a relação materno-infantil no desenvolvimento saudável das crianças.

Avaliação positiva

Presente nos 184 municípios cearenses, o Criança Feliz surgiu a partir do programa Mais Infância Ceará, idealizado em 2015, pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana. “O programa tem evoluído muito bem no Ceará, em total conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social, além de contemplar todos os municípios do Estado”, destacou o vice-presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Ceará (Coegemas), Arimatéia Oliveira.

“O Seminário foi muito participativo. Seguimos avançando bem com o programa. Reunimos quase 500 pessoas, entre secretários e técnicos da Assistência Social e prefeitos municipais, por dois dias. Foi mais uma ótima oportunidade para avaliarmos os trabalhos das equipes multisetoriais, as atividades desenvolvidas pelos visitadores, o acompanhamento das famílias e crianças e planejarmos as ações para 2020”, avaliou Silvana Simões.

“Percebemos que as crianças que vêm recebendo os estímulos dos serviços ofertados pelo programa apresentam desenvolvimento muito superior àquelas que não tiveram essa oportunidade”, observa o secretário de Assistência Social de Iracema, Cileudo Albuquerque. O secretário de Assistência Social de Pires Ferreira, Márcio Damasceno, também fez uma avaliação positiva do Programa no Ceará. “O Criança Feliz e as políticas de desenvolvimento infantil vêm se destacando em virtude da excelente articulação do Governo do Estado com os municípios”, acrescentou.

Municípios certificados

Os municípios certificados foram Ararendá, Aratuba, Arneiroz, Campos Sales, General Sampaio, Icapuí, Iracema, Itatira, Mucambo, Palhano, Palmácia, Piquet Carneiro, Potengi, Saboeiro, Uruoca, Assaré, Cruz, Guaiúba, Jaguaribe, Jaguaruana, Massapê, Novo Oriente, Orós, Pentecoste, São Benedito, Canindé, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Juazeiro do Norte e Pires Ferreira. Este último foi reconhecido por ter o maior percentual de famílias beneficiadas no Cartão Mais Infância.

DEIXE UMA RESPOSTA