“O programa Sinalize tem sido um sucesso muito grande. Todas as solenidades que nós estamos fazendo têm um número muito significativo de pessoas, porque há um anseio muito grande das prefeituras e da população para que se possa melhorar a infraestrutura dos municípios”. Assim se pronunciou o secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, ao representar o governador Camilo Santana na quinta-feira, 7 de junho, nas solenidades que autorizaram o início da implantação do Programa Sinalize nos municípios de Pacajus, Guaiúba, Apuiarés e Pentecoste.
“Nesses quatro municípios, nós estamos implantando 90.000 m² de asfalto, o que dá um investimento de mais de três milhões de reais. Isso é muito importante e se refere apenas ao Sinalize I. Ele passa a ser agora, ao invés de um Programa de governo, passa a ser um Programa de Estado, que vai ter continuidade depois”, anunciou o secretário.
A comitiva que acompanhou o secretário nos eventos contou com as presenças do superintendente do Detran, Igor Ponte, e do coordenador do Programa Sinalize, Marlon Catunda, parlamentares e autoridades locais. “O Programa Sinalize é uma parceria entre o Governo do Estado, através do Detran, e das prefeituras, que busca trazer melhores condições de pavimentação para as cidades, sinalização vertical e horizontal. Com isso teremos cidades mais seguras para pedestres e veículos, mais bonitas e organizadas. Isso melhora a locomoção, aumenta a autoestima para quem mora nas cidades, facilitando o turismo e o desenvolvimento”, pontuou Igor Ponte.
Lançado em dezembro de 2017, pelo Governo do Ceará, o programa tem o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito e de vítimas fatais no Ceará. O investimento na áreas urbanas dos 184 municípios cearenses é de R$ 120 milhões.