Secult convocará 102 aprovados em concurso público

0
245
Os novos servidores serão convocados no Dia Nacional da Cultura, em 5 de novembro – Foto: Tiago Stille

Os 102 aprovados no primeiro concurso público da história da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) vão ser convocados para seus cargos a partir de do dia 5 de novembro, conforme anunciou o governador Camilo Santana, nesta terça-feira (3/9), durante bate-papo com a população pelo Facebook e Instagram.

Nos seus 53 anos de existência, esse foi o primeiro concurso público realizado pela Secult para a contratação de servidores de carreira. O processo seletivo estava contemplado em uma das metas estabelecidas na Lei do Plano Estadual de Cultura, sancionada em 2016 pelo governador. “A Secretaria da Cultura do Estado é a mais antiga do Brasil, nunca teve um concurso e eu assumi o compromisso de fazer o concurso público e fizemos. São 102 profissionais e por sugestão do próprio secretário (da Cultura) Fabiano Piúba, a gente vai aproveitar o Dia Nacional da Cultura, 5 de novembro, para poder convocar os nossos primeiros concursados da Secretaria da Cultura do Estado”, comunicou Camilo.

Este foi o primeiro anúncio feito pelo chefe do Executivo estadual a respeito da convocação dos aprovados em concursos do Governo do Ceará e a abertura de novos processos seletivos, conforme havia se comprometido para o mês de setembro. “A partir de hoje, nós vamos começar a divulgar um calendário para os concursos. Ao longo desse mês de setembro nós vamos dirimir as dúvidas de vocês”, disse o governador.

Inscrição prorrogada

Com inscrições abertas desde o mês passado, o Programa Atração de Talentos, iniciativa pioneira e que visa dar oportunidades e atrair profissionais cada vez mais capacitados e preparados para a gestão pública na Saúde, teve adiada a data de encerramento do período de inscrição. “Informamos que o período de inscrição foi prorrogado por mais uma semana e o prazo final para os candidatos concluírem seu cadastro de currículo é no dia 13 de setembro. Muita gente já se inscreveu. Evite imprevistos de última hora e conclua seu processo o quanto antes”, lembrou Camilo.

O Governo do Ceará está selecionando 16 profissionais para a área da Saúde em seis cargos de confiança. As vagas são para unidades em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Limoeiro do Norte e Juazeiro do Norte. Camilo Santana informou como as pessoas podem participar do processo seletivo.

Educação

O Governo do Ceará está em reta final de preparação dos alunos da rede pública para a prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. O governador ressaltou que uma série de iniciativas voltadas para a avaliação serão desenvolvidas nas próximas semanas e pediu o engajamento de todos os envolvidos no processo.

“A partir de hoje nós vamos iniciar a contagem regressiva para o melhor resultado na aprendizagem, menor taxa de abandono e reprovação. A gente tá propondo uma série de ações de mobilização e comunicação que serão desenvolvidas pela Seduc, Credes, Sefor e escolas. Quero contar com a liderança de todo mundo se concentrando para o Ideb de 2019 para que a gente possa ter um bom resultado. A aplicação das provas de avaliação do Ideb será no dia 21 de outubro. Portanto, é hora de refinar as estratégias, todo mundo trabalhando unido, focado, para que Ceará possa continuar sendo referência na Educação para todo o país”, pediu o governador.

Segurança pública

Questionado sobre o trabalho promovido pelo Estado na área da segurança pública, Camilo citou vários programas desenvolvidos nos municípios cearenses e disse que os investimentos continuarão nos próximos anos. “As ações continuam fortes. Acabamos de entregar o Raio em Acopiara e estamos preparando mais três cidades (Itarema, Mauriti e Paracuru) que vão receber já este ano o Raio. Vamos ampliar também os serviços do sistema de videomonitoramento. Vamos apresentar em breve o big data, que é um banco de dados integrado da segurança pública, com dados em tempo real de todo cidadão cearense para análise. Estamos comprando mais armamentos, viaturas e vamos lançar ainda este ano todo um pacote de investimentos planejados para essa gestão com contratação de novos policiais, reformas de delegacias e batalhões, compra de drones. O Estado não tem medido esforços e todos os indicadores nessa área têm caído e hoje o Ceará é o estado o melhor resultado nessa área”, destacou Camilo Santana.

Medalhistas

Camilo Santana aproveitou a ocasião para saudar os desportistas cearense que participaram recentemente dos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, e lograram êxito em seus respectivos esportes. “Gostaria de parabenizar os cearenses que participaram dos jogos e trouxeram para casa sete medalhas em cinco modalidades distintas. É um orgulho para nós vocês terem trazido dos Jogos Parapan-Americanos essas medalhas. Quero até aproveitar para convidá-los a virem ao Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado”, comemorou Camilo.

Os atletas do Ceará premiados foram Maciel Santos – medalha de ouro na Bocha BC2 e prata com a equipe brasileira de Bocha na categoria BC1/BC2; David Freitas, medalha de prata no Tênis de Mesa por equipes classe 3-5; Francisco Wellington, ouro na classe 6-8 no Tênis de Mesa; Francisco Jefferson, bronze no lançamento de dardo F44; Edênia Garcia, medalha de ouro na Natação 50m costas S3; e medalha de bronze para a equipe de Basquete, que contou com a cearense Oara Uchôa, consagrando também Francilídio Andrade, medalhista como auxiliar técnico.

Agenda

Nesta quarta-feira (4/9), Camilo Santana estará em Brasília, onde, ao lado do secretário de Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), vai se reunir com a bancada federal cearense para discutir assuntos ligados à Saúde. Na sexta-feira (6), em Fortaleza, Camilo Santana participa da entrega da quarta etapa do Residencial Cidade Jardim II, com 736 unidades. À noite o governador estará na região do Cariri, onde assina a ordem de serviço para o início das obras da Arena Romeirão, em Juazeiro do Norte, e entrega à comunidade de Barbalha a primeira areninha da cidade, onde também aproveita para autorizar a construção de outra.

DEIXE UMA RESPOSTA