Seis prefeitos serão candidatos à reeleição nas eleições de 2020 no Litoral Leste

0
2922
Até o momento estão confirmadas as candidaturas à reeleição dos prefeitos de Aquiraz, Edson Sá-MDB; de Aracati, Bismarck Maia-PTB; de Cascavel, Tiago Ribeiro-PPS; do Eusébio, Acilon Gonçalves-PR; de Fortim, Naselmo Ferreira-MDB; e de Icapui, Raimundo Lacerda-MDB

Em todos os oito municípios do Litoral Leste as eleições de 2020 é um dos assuntos mais falados em rodas de conversas nos últimos dias. Ao contrário da capital, o eleitor do interior do Estado, principalmente o residente nas cidades, é mais participativo, resultando em eleições sempre envolventes e empolgantes. É a hora das velhas e tradicionais lideranças medirem força e poder.

Até o momento estão confirmadas seis candidaturas à reeleição. São elas as dos prefeitos de Cascavel, Tiago Ribeiro-PPS; de Fortim, Naselmo Ferreira-MDB; de Aracati, Bismarck Maia-PTB; do Eusébio, Acilon Gonçalves-PR; de Aquiraz, Edson Sá-MDB; e de Icapui, Raimundo Lacerda-MDB. A situação de Beberibe é indefinida, tendo em vista que o padre Pedro Cunha-PSD foi recentemente reconduzido à prefeitura, depois de meses afastados pela Câmara de Vereadores e Justiça. Valdemar Araújo-PT não poderá concorrer, por ter cumprido dois mandatos consecutivos.

Embora todos os oito municípios da região já tenham candidatos à eleição ou reeleição para o próximo ano, chama à atenção neste jogo as pretensões do atual prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, que parece querer ocupar um espaço vazio no Litoral Leste, elegendo quatro prefeitos na região. Com uma população estimada (2019) de 390.733 habitantes e 291.329 eleitores (veja o quadro), a região historicamente não tem uma liderança regional.

As quatro candidaturas apoiadas por Acilon Gonçalves serão de Tiago Ribeiro, em Cascavel; de Michele Rocha, em Beberibe, que pretende voltar à prefeitura; do filho e deputado estadual Bruno Gonçalves, em Aquiraz; e Mário Lúcio Martildes, em Pindoretama. Mário Lúcio há anos ocupa a função de secretário de Saúde do Eusébio, e é marido da vereadora de Pindoretama, Gorette Bastos. O grupo do prefeito de Eusébio poderá ter a quinta candidatura, com José (Zé) Neto, em Itaitinga, atual vice prefeito do município. Em mensagem enviada ao site, Mário Lúcio disse que não será candidato, mas “com certeza teremos candidato” à prefeitura de Pindoretama.

Aracati

Bismarck Maia deve ser candidato à reeleição em Aracati. Um dos seus concorrentes poderá ser o empresário produtor de camarão e ex-prefeito Expedito Ferreira-PP. Derrotado por Bismarck Maia na eleição passada, Ivan Silvério-PDT, deverá buscar sua reeleição. Como ainda existem dúvidas sobre a possível candidatura à reeleição, porque Bismarck Maia teve suas contas da campanha de 2016 desaprovadas, o que poderá deixá-lo inelegível, a possibilidade de ele apoiar um dos seus filhos, Guilherme, que trabalha com o pai na Prefeitura, ou o Eduardo, deputado federal.

Fortim

Naselmo Ferreira é candidato à reeleição em Fortim. Em mensagem ao site, o ex-prefeito e principal líder político no município, Marcos (Kito) Cavalcante, afirmou que apóia a candidatura em 2002. “Irei apoiar a reeleição de Naselmo”, concluiu.

 

Beberibe

Beberibe até agora é o município que aparece com o maior número de candidatos. A família Facó, forte no município, ainda não se manifestou, mas o ex-prefeito Thersio Facó, deverá ser candidato. A ex-prefeita Michelle Rocha, confirmou ao site que é pré-candidata, com o apoio do prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves. O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Lima, que encampou a cassação do mandato do ex-prefeito Padre Pedro Cunha e tentou afastar Thersio Facó, também é candidato, apoiado por um grupo de vereadores. Estão na disputa por espaço nomes de Melquíades Carneiro e do delegado César Colaço. Segundo fontes do site, o padre continua vivo e deve tomar partido. Quem parece crescer é o nome do empresário Gilberto Peixoto Jr, conhecido como Beto Beberibe, comerciante benquisto no município.

Cascavel

As duas principais forças políticas de Cascavel, os ex-prefeitos Paulo César (PC) Queiroz e Eduardo (Tino) Ribeiro terão candidatos à Prefeitura. Como os dois não podem ser candidatos por terem seus direitos políticos cassados pela Justiça, vão lançar nomes já conhecidos da população. Do lado do Tino Ribeiro já é certa a candidatura à reeleição do seu filho e atual prefeito, Tiago Ribeiro, que tem o apoio do Prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves. Pelo lado de PC Queiroz e da sua esposa e prefeita afastada Ivonete Queiroz, deve ser a candidata Paula (Paulinha) Queiroz, derrotada na eleição suplementar de maio passado. Outro nome apontado é o de José (Zé) de Lima, também corrente na eleição de maio deste ano.

Pindoretama

Em Pindoretama, a chapa mais provável no momento seria formada por Silvia Reis e Vale Júnior, prefeita e vice, respectivamente, numa aliança até então improvável ente entre o prefeito Valdemar Araújo e a ex-prefeito Regina Albino. Valdemar Araújo disse à reportagem que “no momento ainda não podemos divulgar”. Perguntado se o candidato a prefeito seria o seu vice, o comerciante Tadeu Fernandes, conhecido como Tadeu das Rações, deu o silêncio como resposta. Liderança antiga no município, a ex-prefeita Regina Albino, recebeu em sua casa, recentemente, o prefeito Valdemar Araújo. Outros nomes fazem parte da longa fila de candidatos, com o do empresário Claudinho do Senhorzinho e do vereador Dedé Soldado.

Aquiraz

Em Aquiraz os bastidores da política eleitoral já estão bastante movimentados. Possivelmente o município terá três forças políticas na disputa pela Prefeitura nas eleições de 2020. Tem como candidatura natural o atual prefeito Edson Sá (MDB), além do Grupo Político dos Gonçalves, liderado pelo atual prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves. Provavelmente o candidato deste grupo será o filho de Acilon e deputado estadual, Bruno Gonçalves. Outra força que vem sendo construída, denominada 3° via, tem como pré-candidato o atual presidente da Câmara Municipal, Josimar de Castro. Esse grupo político está composto por vereadores e várias lideranças municipais, que querem encerrar um ciclo de 20 anos sem um gestor filho da terra.  Também nesse processo de movimentação está sendo construído um grupo político articulado pelos ex-vereadores Ronaldo Lima e Nilton dos Pescadores, que atualmente conta com quatro ex-vereadores, três 1° suplentes, e lideranças comunitárias.

Eusébio

Além de continuar mandando no Eusébio, o médico, ex-deputado estadual e prefeito Acilon Gonçalves vai para a reeleição e quer ampliar sua liderança na região do Litoral Leste do Estado do Ceará, elegendo prefeitos em cinco municípios. O provável candidato da oposição será o empresário Marcel Medeiros.

 

Icapuí

Em Icapuí é dada como certa a candidatura à reeleição do prefeito Raimundo Lacerda, além da Dra. Silva Sátiro, pelo PDT. O PT ainda não tem candidato, porque até agora o ex-prefeito e ex-deputado estadual Dedé Teixeira não se manifestou.

 

 

As estimativas da população e nº de eleitores até agosto/2019

Município População                Nº de eleitor
Eusébio 53.618                             42.690
Aquiraz 80.271                              55.176
Pindoretama 20.567                               16.925
Cascavel 71.743                                53.235
Beberibe 53.573                                43.669
Fortim 16.480                                12.828
Aracati 74.547                                 51.567
Icapuí 19.934                                15.239
Total 390.733                              291.329

 

DEIXE UMA RESPOSTA